"Durante décadas, a piada sobre o Brasil é que ele é o país do futuro e sempre será.
Embora possua enormes fontes de recursos naturais, há tempos mostrava que podia desperdiça seus vastos potenciais, porém, já começa a parecer que pode ser o último a sorrir.
Enquanto a maioria dos países é consumida por dívidas e desemprego, o Brasil está tentado descobrir como administrar um boom econômico, ele foi o ultimo país a entrar na grande recessão e o primeiro a sair dela, e está disposto a passar a França e a Inglaterra como a 5ª maior economia do mundo.
Seu presidente cessante talvez seja o político mais popular do planeta e com a copa do mundo do mundo e as olimpíadas a caminho, o Brasil está prestes a fazer sua grande entrada no cenário global.
--
Quando a maioria das pessoas pensam no Brasil, elas pensam na sua paixão e excelência no Futebol.
E não nos arranha-céus em São Paulo - o centro financeiro de uma potente economia incipiente.
Eles pensam no ritmo pulsante do samba e do carnaval, e não nas commodities com a maior indústria de gado do mundo.
Eles olham as praias de Ipanema e Copacabana, e as paisagens de tirar o fôlego. Não como outro magnata qualquer, como Eike Batista, que tem a melhor vista do Rio, sem mencionar sua rede de 27 bilhões de dólares.
- Como a maioria dos americanos vêem o Brasil?
- Eles pensam que a capital do Brasil é Buenos Aires, então, eles se confundem com outros países da America do Sul.
- O país mais poderosos da América do Sul.
- O PIB se expande e somos maiores que todos os outros países juntos. e... você sabe, nos últimos dezesseis anos o Brasil começou a agir em conjunto. É isso aí. Acordem, é hora dos EUA acordarem.
Com a maioria das economias mundiais estagnadas, a economia do Brasil está crescendo 7%, três vezes mais rápida que a americana. É um país imenso, um pouco maior que o continente americano com vastas extensões de área cultivável, uma abundancia de recursos naturais e 14% da água potável mundial.
80% de sua eletricidade vem de Usinas Hidrelétricas. Eles têm a mais sofisticada indústria de bicombustíveis do mundo, e para enfatizar, a economia mais verde do mundo.
O Brasil já é o maior produtor de minério de ferro do mundo, o maior e o maior exportador de carne, frango suco de laranja, açúcar, café e tabaco. A maioria destinada à china, que substituiu o EUA como o maior parceiro econômico do Brasil.
- E o Brasil tem o tamanho para saciar o apetite da china.
- Vocês tem tudo o que eles precisam?
- Sim, temos. Eles precisam do Brasil, basicamente para cobrir as necessidades da China.
Batista, que tem interesse em minas, transporte, óleo e gás está construindo um superporto no norte do Rio com os investimentos chineses, que irão acomodar os maiores petroleiros do mundo e as rápidas entregas de minério de ferro e outros recursos para a Ásia.
Mas não são somente as commodities que estão levando ao Boom Brasileiro. O país tem uma significativa base industrial e uma grande industrial de automóveis, aviação, com os jatos da Embraer, é o terceiro maior fabricante de aeronaves atrás da Boing, e da Airbus. E o maior fornecedor de jatos originais para o mercado americano. Eike Batista diz que poderiam usar mais mão de obra qualificada.
- Nós temos que criar mais engenheiros... Em minha própria empresa, estamos importando americanos para levantar as plataformas. Estamos caminhando para uma fase de pleno emprego, este país já criou quase 1,5 milhões de empregos somente este ano, é inacreditável.
Brasil já viu períodos de prosperidade antes, somente para estourar as bolhas. Já gastou bilhões durante os anos 50 e 60 para mudar sua capital para um cerrado árido perto do meio do país onde foi construído Brasília, uma cidade futurista aos moldes dos Jetsons.
Depois pediu mais bilhões para desenvolver o interior do país. A corrupção e a ineptidão eventualmente levam ao colapso financeiro 2000% de inflação, e na ocasião, o maior pacote financeiro para salvamento do fundo monetário internacional.
E alguns anos depois, este homem entrou na sala do presidente. O presidente Luis Inacio Lula da Silva, conhecido simplesmente por LULA. Um torneiro mecânico com a 4ª série completa e um doutorado em carisma.
Quando eleito 8 anos atrás na sua 4ª tentativa, era um líder trabalhista com tendências socialistas. Alguns previam outro Hugo Chaves. Mas está prestes a sair do cargo Com uma aprovação de quase 77% da população, e possuidor do crédito de ter transformado o país. Conversamos com ele no Palácio da Presidência em Brasília.
- Quando assumiu a Presidência havia muitos empresários tanto no Brasil como estrangeiros que estavam muito nervosos com a sua posse que pensavam que era um socialista e que iria dar um viés completamente de esquerda, e agora são estas pessoas que são seus maiores apoiadores. Como isso aconteceu?
- Veja, de vez em quando brinco que um torneiro mecânico com tendências socialistas se tornou o presidente de Brasil para fazer o capitalismo funcionar aqui. Porque éramos uma sociedade socialista sem capital. E se você olhar para os balanços dos Bancos deste ano, você verá que nunca antes os bancos ganharam tanto dinheiro no Brasil como eles ganharam no meu governo. E as grandes montadoras, nunca venderam tanto carro como no meu governo. Mas os trabalhadores também fizeram dinheiro.
- Como conseguiu fazer isto?
- Eu descobri uma coisa fantástica. O sucesso de um político é a arte de fazer o que é óbvio. É o que todo mundo sabe que precisa ser feito, mas alguns insistem em fazer diferente.
Uma obviedade para LULA foi o abismo social separando os ricos dos pobres. Ele deu as famílias pobres uma quantia mensal de R$ 200,00 apenas por levar suas crianças à escola e ao médico.
A infusão do Bolsa Família elevou 21 milhões de pessoas da pobreza para a classe media baixa, criando um mercado inexplorado para consumidores de geladeiras e carros.
Mas ele também foi mais amigável do comércio do que qualquer um imaginava. Encorajando crescimento e desenvolvimento, mas mantendo uma política fiscal conservadora e apertadas, regulamentações bancárias, que deixaram o Brasil intacto pela crise financeira.
- Lula foi o homem certo no tempo certo. Foi o que pareceu. Vocês têm que admitir. Ele é um tipo de celebridade.
Eduardo Bueno é cartunista e Best seller de livros da historia Brasileira.
- Qual é o segredo?
- Ele tem a sabedoria da vida, acho que podemos colocar desta forma. Ele conhece as pessoas, os sentimentos. Sabe o que querem. Como lidar com os ricos... ele...ele... Ele encanta o Presidente Obama.
E também encanta o comitê internacional que premiou o Brasil como país sede das olimpíadas de 2016. E como país sede da copa de 2014. Vitórias políticas que anunciaram a chegada do país no cenário internacional, e será um desafio para o próximo presidente da República.
Ela é Dilma Rousseff. Chefa da Casa Civil e a sucessora do Presidente Lula que foi eleita em outubro, pela impossibilidade de um terceiro mandato.
- Há pessoas que acreditam que uma vez que sair do cargo. O Brasil talvez reverta o movimento para o tradicional. O cenário positivo continuará depois que deixar o cargo no final do ano?
- Uma das coisas que eu me orgulho é de contar às pessoas que nós não somos pessoas de segunda classe. E que nós podemos fazer acontecer. Podemos acreditar em nós mesmos. E aí as pessoas também começam a acreditar.
Ainda há alguns que não crêem. Baseando-se no histórico de que vivemos uma promessa e a falta de ambição, é chamado de "jeitinho Brasileiro". Por que fazer algo hoje se você pode pagar para alguém fazer isso para você depois de amanhã?
Os Brasileiros aturam taxas incrivelmente altas em quase tudo. Tem alta tolerância à corrupção, à burocracia, e de acordo com Eduardo Bueno, mantêm certo amor secreto com incompetentes.
- Uma vez o Presidente Charles de Gaulle disse que o Brasil não era um país sério. Você acredita que agora o Brasil é um país sério?
- Certamente não é ainda em vários pontos. Porque dizem que farão algo, e simplesmente não o fazem. Aqui mesmo no Rio, se você convidar alguém para ir a sua casa, dizem que irão e simplesmente não aparecem. E nem pensam a respeito... Quem se importa? Como se pode fazer negócio dessa forma? Como se pode administrar um país dessa forma?
Enquanto em muitas cidades do Brasil possui o status de primeiro-mundo, o terceiro mundo nunca está tão longe.
Por décadas o Brasil ignorou as favelas que cobre o Rio de Janeiro com as vistas para os pontos mais valiosos da cidade. Eles têm armado locais para crimes contra turistas e abrigos seguros para traficantes tão bem que eles derrubaram um helicóptero policial há alguns anos atrás com metralhadoras de fogo pesado. Finalmente, após anos, a polícia começou a agir.
Recentemente, algumas localizações do Rio se tornam campos de batalha com Narcotraficantes queimando ônibus perto de locais esportivos. Mas até agora a policia já pacificou 13 das favelas mais perigosas e ainda há mais 27 para pacificar.
- Isso é uma revolução. Eu mesmo não acreditava nisso há três anos. É a solução para a pobreza no BRASIL.
Mas também há também alguns grandes problemas com infra-estrutura. Se o caminho é longo e largo, também é preso pelo tráfico cheio e ruas não pavimentadas. 90% das ruas do país ainda não estão pavimentadas e na cidade não há muito que se esperar do transporte público. Já estão com atraso nas construções e renovações dos estádios para a Copa do mundo de 2014 da FIFA.
- A Organização internacional do futebol diz que o Brasil ainda está muito atrás em termos de preparações para a copa do mundo. O país estará pronto?
- Olhe, precisamos tomar cuidado com essa perfeição européia. Porque tudo o que ocorre aqui no hemisfério sul, eles pensam que sabem mais que nós. Então, os europeus podem ficar tranqüilos, pois iremos organizar a mais extraordinária Copa do mundo de futebol.
- O que não fizeram em 500 anos, eles querem fazer em 4. Porque a copa do mundo será no Brasil...
- Você acha que estarão prontos?
- Não, eu não acho que estarão prontos. Especialmente porque os Brasileiros não se importam de estarem atrasados. Eles pensam: "Ah, vamos nos atrasar... Qual o problema? Estarão plantando a grama enquanto a bola já estiver rolando.
Não importa o que houver no Brasil, ninguém poderá culpar a falta de dinheiro. Isso porque a 240 Km da costa se encontra o que se acredita ser a maior descoberta de petróleo já vista no mundo nos últimos trinta e cinco anos.
Petrobrás, a Petrolífera estatal está se preparando para perfurar 6 mil metros do nível do oceano Atlântico para alcançar campos de petróleo que se encontram abaixo da camada de sal.
- Esta história de petróleo é uma história de 1 trilhão de dólares bem em frente de nós.
- O que esta descoberta no pré-sal significa para o Brasil?
- Significa que deveremos produzir cerca de 6 milhões de barris ao dia. O que nos coloca entre o 3º, 4º maior produtor de petróleo do mundo. Um Grande exportador.
A presidente Eleita Dilma Rousseff brinca que está última descoberta é somente a ultima prova de Deus é Brasileiro. Economistas do Goldman Sachs prevêem que junto com o Brasil, a China, Rússia e Índia, dominarão a economia no século 21.
Se isso acontecer, o Brasil será uma diferente superpotência. Aquele que preferirá o amor à guerra. Não possuidor de Arsenal Nuclear e contribuindo com as forças aliadas enviando algumas tropas em 1944, o Brasil é um país pacífico desde 1870.
- Por que guerra? Com todos estes prazeres? Praias e sol. Guerra? Esqueça. Futebol? Vamos assistir a uma partida. Vamos à praia! Tomar uma cerveja."
Embora possua enormes fontes de recursos naturais, há tempos mostrava que podia desperdiça seus vastos potenciais, porém, já começa a parecer que pode ser o último a sorrir.
Enquanto a maioria dos países é consumida por dívidas e desemprego, o Brasil está tentado descobrir como administrar um boom econômico, ele foi o ultimo país a entrar na grande recessão e o primeiro a sair dela, e está disposto a passar a França e a Inglaterra como a 5ª maior economia do mundo.
Seu presidente cessante talvez seja o político mais popular do planeta e com a copa do mundo do mundo e as olimpíadas a caminho, o Brasil está prestes a fazer sua grande entrada no cenário global.
--
Quando a maioria das pessoas pensam no Brasil, elas pensam na sua paixão e excelência no Futebol.
E não nos arranha-céus em São Paulo - o centro financeiro de uma potente economia incipiente.
Eles pensam no ritmo pulsante do samba e do carnaval, e não nas commodities com a maior indústria de gado do mundo.
Eles olham as praias de Ipanema e Copacabana, e as paisagens de tirar o fôlego. Não como outro magnata qualquer, como Eike Batista, que tem a melhor vista do Rio, sem mencionar sua rede de 27 bilhões de dólares.
- Como a maioria dos americanos vêem o Brasil?
- Eles pensam que a capital do Brasil é Buenos Aires, então, eles se confundem com outros países da America do Sul.
- O país mais poderosos da América do Sul.
- O PIB se expande e somos maiores que todos os outros países juntos. e... você sabe, nos últimos dezesseis anos o Brasil começou a agir em conjunto. É isso aí. Acordem, é hora dos EUA acordarem.
Com a maioria das economias mundiais estagnadas, a economia do Brasil está crescendo 7%, três vezes mais rápida que a americana. É um país imenso, um pouco maior que o continente americano com vastas extensões de área cultivável, uma abundancia de recursos naturais e 14% da água potável mundial.
80% de sua eletricidade vem de Usinas Hidrelétricas. Eles têm a mais sofisticada indústria de bicombustíveis do mundo, e para enfatizar, a economia mais verde do mundo.
O Brasil já é o maior produtor de minério de ferro do mundo, o maior e o maior exportador de carne, frango suco de laranja, açúcar, café e tabaco. A maioria destinada à china, que substituiu o EUA como o maior parceiro econômico do Brasil.
- E o Brasil tem o tamanho para saciar o apetite da china.
- Vocês tem tudo o que eles precisam?
- Sim, temos. Eles precisam do Brasil, basicamente para cobrir as necessidades da China.
Batista, que tem interesse em minas, transporte, óleo e gás está construindo um superporto no norte do Rio com os investimentos chineses, que irão acomodar os maiores petroleiros do mundo e as rápidas entregas de minério de ferro e outros recursos para a Ásia.
Mas não são somente as commodities que estão levando ao Boom Brasileiro. O país tem uma significativa base industrial e uma grande industrial de automóveis, aviação, com os jatos da Embraer, é o terceiro maior fabricante de aeronaves atrás da Boing, e da Airbus. E o maior fornecedor de jatos originais para o mercado americano. Eike Batista diz que poderiam usar mais mão de obra qualificada.
- Nós temos que criar mais engenheiros... Em minha própria empresa, estamos importando americanos para levantar as plataformas. Estamos caminhando para uma fase de pleno emprego, este país já criou quase 1,5 milhões de empregos somente este ano, é inacreditável.
Brasil já viu períodos de prosperidade antes, somente para estourar as bolhas. Já gastou bilhões durante os anos 50 e 60 para mudar sua capital para um cerrado árido perto do meio do país onde foi construído Brasília, uma cidade futurista aos moldes dos Jetsons.
Depois pediu mais bilhões para desenvolver o interior do país. A corrupção e a ineptidão eventualmente levam ao colapso financeiro 2000% de inflação, e na ocasião, o maior pacote financeiro para salvamento do fundo monetário internacional.
E alguns anos depois, este homem entrou na sala do presidente. O presidente Luis Inacio Lula da Silva, conhecido simplesmente por LULA. Um torneiro mecânico com a 4ª série completa e um doutorado em carisma.
Quando eleito 8 anos atrás na sua 4ª tentativa, era um líder trabalhista com tendências socialistas. Alguns previam outro Hugo Chaves. Mas está prestes a sair do cargo Com uma aprovação de quase 77% da população, e possuidor do crédito de ter transformado o país. Conversamos com ele no Palácio da Presidência em Brasília.
- Quando assumiu a Presidência havia muitos empresários tanto no Brasil como estrangeiros que estavam muito nervosos com a sua posse que pensavam que era um socialista e que iria dar um viés completamente de esquerda, e agora são estas pessoas que são seus maiores apoiadores. Como isso aconteceu?
- Veja, de vez em quando brinco que um torneiro mecânico com tendências socialistas se tornou o presidente de Brasil para fazer o capitalismo funcionar aqui. Porque éramos uma sociedade socialista sem capital. E se você olhar para os balanços dos Bancos deste ano, você verá que nunca antes os bancos ganharam tanto dinheiro no Brasil como eles ganharam no meu governo. E as grandes montadoras, nunca venderam tanto carro como no meu governo. Mas os trabalhadores também fizeram dinheiro.
- Como conseguiu fazer isto?
- Eu descobri uma coisa fantástica. O sucesso de um político é a arte de fazer o que é óbvio. É o que todo mundo sabe que precisa ser feito, mas alguns insistem em fazer diferente.
Uma obviedade para LULA foi o abismo social separando os ricos dos pobres. Ele deu as famílias pobres uma quantia mensal de R$ 200,00 apenas por levar suas crianças à escola e ao médico.
A infusão do Bolsa Família elevou 21 milhões de pessoas da pobreza para a classe media baixa, criando um mercado inexplorado para consumidores de geladeiras e carros.
Mas ele também foi mais amigável do comércio do que qualquer um imaginava. Encorajando crescimento e desenvolvimento, mas mantendo uma política fiscal conservadora e apertadas, regulamentações bancárias, que deixaram o Brasil intacto pela crise financeira.
- Lula foi o homem certo no tempo certo. Foi o que pareceu. Vocês têm que admitir. Ele é um tipo de celebridade.
Eduardo Bueno é cartunista e Best seller de livros da historia Brasileira.
- Qual é o segredo?
- Ele tem a sabedoria da vida, acho que podemos colocar desta forma. Ele conhece as pessoas, os sentimentos. Sabe o que querem. Como lidar com os ricos... ele...ele... Ele encanta o Presidente Obama.
E também encanta o comitê internacional que premiou o Brasil como país sede das olimpíadas de 2016. E como país sede da copa de 2014. Vitórias políticas que anunciaram a chegada do país no cenário internacional, e será um desafio para o próximo presidente da República.
Ela é Dilma Rousseff. Chefa da Casa Civil e a sucessora do Presidente Lula que foi eleita em outubro, pela impossibilidade de um terceiro mandato.
- Há pessoas que acreditam que uma vez que sair do cargo. O Brasil talvez reverta o movimento para o tradicional. O cenário positivo continuará depois que deixar o cargo no final do ano?
- Uma das coisas que eu me orgulho é de contar às pessoas que nós não somos pessoas de segunda classe. E que nós podemos fazer acontecer. Podemos acreditar em nós mesmos. E aí as pessoas também começam a acreditar.
Ainda há alguns que não crêem. Baseando-se no histórico de que vivemos uma promessa e a falta de ambição, é chamado de "jeitinho Brasileiro". Por que fazer algo hoje se você pode pagar para alguém fazer isso para você depois de amanhã?
Os Brasileiros aturam taxas incrivelmente altas em quase tudo. Tem alta tolerância à corrupção, à burocracia, e de acordo com Eduardo Bueno, mantêm certo amor secreto com incompetentes.
- Uma vez o Presidente Charles de Gaulle disse que o Brasil não era um país sério. Você acredita que agora o Brasil é um país sério?
- Certamente não é ainda em vários pontos. Porque dizem que farão algo, e simplesmente não o fazem. Aqui mesmo no Rio, se você convidar alguém para ir a sua casa, dizem que irão e simplesmente não aparecem. E nem pensam a respeito... Quem se importa? Como se pode fazer negócio dessa forma? Como se pode administrar um país dessa forma?
Enquanto em muitas cidades do Brasil possui o status de primeiro-mundo, o terceiro mundo nunca está tão longe.
Por décadas o Brasil ignorou as favelas que cobre o Rio de Janeiro com as vistas para os pontos mais valiosos da cidade. Eles têm armado locais para crimes contra turistas e abrigos seguros para traficantes tão bem que eles derrubaram um helicóptero policial há alguns anos atrás com metralhadoras de fogo pesado. Finalmente, após anos, a polícia começou a agir.
Recentemente, algumas localizações do Rio se tornam campos de batalha com Narcotraficantes queimando ônibus perto de locais esportivos. Mas até agora a policia já pacificou 13 das favelas mais perigosas e ainda há mais 27 para pacificar.
- Isso é uma revolução. Eu mesmo não acreditava nisso há três anos. É a solução para a pobreza no BRASIL.
Mas também há também alguns grandes problemas com infra-estrutura. Se o caminho é longo e largo, também é preso pelo tráfico cheio e ruas não pavimentadas. 90% das ruas do país ainda não estão pavimentadas e na cidade não há muito que se esperar do transporte público. Já estão com atraso nas construções e renovações dos estádios para a Copa do mundo de 2014 da FIFA.
- A Organização internacional do futebol diz que o Brasil ainda está muito atrás em termos de preparações para a copa do mundo. O país estará pronto?
- Olhe, precisamos tomar cuidado com essa perfeição européia. Porque tudo o que ocorre aqui no hemisfério sul, eles pensam que sabem mais que nós. Então, os europeus podem ficar tranqüilos, pois iremos organizar a mais extraordinária Copa do mundo de futebol.
- O que não fizeram em 500 anos, eles querem fazer em 4. Porque a copa do mundo será no Brasil...
- Você acha que estarão prontos?
- Não, eu não acho que estarão prontos. Especialmente porque os Brasileiros não se importam de estarem atrasados. Eles pensam: "Ah, vamos nos atrasar... Qual o problema? Estarão plantando a grama enquanto a bola já estiver rolando.
Não importa o que houver no Brasil, ninguém poderá culpar a falta de dinheiro. Isso porque a 240 Km da costa se encontra o que se acredita ser a maior descoberta de petróleo já vista no mundo nos últimos trinta e cinco anos.
Petrobrás, a Petrolífera estatal está se preparando para perfurar 6 mil metros do nível do oceano Atlântico para alcançar campos de petróleo que se encontram abaixo da camada de sal.
- Esta história de petróleo é uma história de 1 trilhão de dólares bem em frente de nós.
- O que esta descoberta no pré-sal significa para o Brasil?
- Significa que deveremos produzir cerca de 6 milhões de barris ao dia. O que nos coloca entre o 3º, 4º maior produtor de petróleo do mundo. Um Grande exportador.
A presidente Eleita Dilma Rousseff brinca que está última descoberta é somente a ultima prova de Deus é Brasileiro. Economistas do Goldman Sachs prevêem que junto com o Brasil, a China, Rússia e Índia, dominarão a economia no século 21.
Se isso acontecer, o Brasil será uma diferente superpotência. Aquele que preferirá o amor à guerra. Não possuidor de Arsenal Nuclear e contribuindo com as forças aliadas enviando algumas tropas em 1944, o Brasil é um país pacífico desde 1870.
- Por que guerra? Com todos estes prazeres? Praias e sol. Guerra? Esqueça. Futebol? Vamos assistir a uma partida. Vamos à praia! Tomar uma cerveja."